Antiga Maçonaria Egípcia em Portugal

sábado

CARACTERISTICAS DA ORDEM

A Ordem Maçónica Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim tem as seguintes características: Tradicionalita, Simbólica e Iniciática, Esotérica, Deista, Maçonaria Egipcia.

Tradicionalita
Por esta descrição, os Maçons do Rito vêm reiterar o seu forte compromisso com a "Tradição Maçónica".
Tradição Maçónica não é mais que o descrito na "Charte Immuable", valores fundamentais de todas as civilizações no passado e no futuro. Esta Carta baseia-se no respeito dos direitos e da dignidade da pessoa humana, no espírito de independência e integridade do seu corpo.

A negação desses valores que moldam a nossa ética, é um sinal de alguma regressão qualquer que seja a explosão de progresso científico ou tecnológico. Na confusão que muitas vezes caracteriza o nosso tempo, foi diluído, mesmo distorcido, o termo Tradição, em atribuir-lhe uma conotação já ultrapassada, é rígido, conservador e "fundamentalista".
Vemos, portanto, desvios de linguagem que reflectem uma degeneração das idéias relevantes! A nossa referência à Tradição não deve ser confundida com mero conservadorismo.
Romper com a tradição, é romper com a Sabedoria e com os princípios universais da consciência humana. Simbólica e iniciática.

Simbólica e Iniciática
A Maçonaria Operativa remonta aos antigos construtores das pirâmides, das catedrais Judaicas, Romanas e Medievais.
Foi uma sociedade iniciática antes de ter nascido a Maçonaria Especulativa. Ela criou uma linguagem simbólica, onde os instruentos atribuidos aos Aprendizes, Companheiros e Mestres exemplos, para poderem transformar a pedra bruta (profano) em pedra talhada, e poderem tomar o seu lugar no Templo Universal.
O ensino iniciático assenta na vontade e esforço por todos, a trabalharem a sua própria pedra. O símbolo, linguagem universal para ultrapassar a barreira linguística, destina-se a sugerir que continua a ser um sistema aberto para um pensamento Livre.

Esotérico
Nas Constituições do Rito de Memphis-Misraïm, podemos ler esta proclamação: "você tem dois ouvidos para ouvir o mesmo som, dois olhos para receber o mesmo aspecto, duas mãos para realizar o mesmo acto. Do mesmo modo: "A ciência é maçónica exotérica e esotérica; "Esoterismo é pensar", "Exoterismo é a acção".
No entanto, ainda hoje, o conceito de esoterismo é muitas vezes ignorado. Parece-nos, pois, necessário recordar a definição do que é "esotérico" que vem do grego "esoterikon - "reservado para seguidores", uma classificação atribuída a escolas de pensamento dos antigos filósofos, o que significa que algumas áreas foram incompreensíveis ou difíceis de interpretar pelos não-iniciados.
Deista
Segundo a própria definição do termo, a Ordem de Memphis-Misraïm não se refere a qualquer divindade conforme relatado. Ela funciona "Á Glória do Arquiteto Sublime de Todos os Mundos", acreditando na fé para o progresso humano, e provavelmente pressupõe a existência de uma inteligência no trabalho em todo o universo.
Cada Maçon é livre de suas crenças e opiniões, desde que, contudo, não as imponha a outros, e que estas não tenham qualquer tendência fundamentalista ou intolerante.
A Ordem Maçónica de Memphis-Maçonnique classifica o sublime Arquiteto de Todos os Mundos como "Princípio Superior que poderá ser evocado sob vários nomes e diversos nomes".

Egipcia
O nosso ritual tem origem em alguns dos antigos mistérios egípcios celebrados nos Templos de Memphis, e depois recuperados no Líbano pela Maçonaria "Druse" e reencontrados por Gerard de Nerval.
Isto levou a que os Maçons que acompanharam Bonaparte durante a missão para o Egipto, renegaram a autoridade Maçónica da Grande Loja Unida de Inglaterra e começaram a praticar este Rito.